top of page

"Opiniões Impopulares" Book Tag


Para deixar o clima mais leve aqui no blog depois de um artigo tão "controverso", eu resolvi trazer algo diferente para vocês. Tive a ideia de fazer uma "tag" literária que vi presente no Booktube internacional, e essa foi criada pelo canal The Book Archer. É a primeira vez que participo de uma tag (mesmo não tendo sido marcada) e, dependendo de como for a repercussão dessa postagem, eu posso trazer mais tags no futuro. Só lembrando que a tag se chama "Opiniões Impopulares" por uma razão. Essas são as MINHAS opiniões, e se você discordar de mim, é perfeitamente normal. Ainda podemos ser amigos. Aproveitem!


1°: Um livro ou série popular que você não gostou R: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.


Esse foi um dos meus terrores quando mais nova. Na escola, sendo uma leitura obrigatória por boa parte dos meus anos de Ensino Fundamental, era aquela leitura maravilhosa que me fazia cochilar nas aulas. Aulas essas que pareciam durar duas horas de tão entendiantes que eram, para mim. Eu sequer assistia a adaptação da Globo. Os livros da série Sítio do Pica-Pau Amarelo podem até ser grandes clássicos da literatura nacional... mas longe de mim, por favor.


2°: Um livro ou série popular que você gosta, mas que todo mundo odeia R: O Pistoleiro, de Stephen King.


Olhando pela minha lista de livros, não encontrei um livro realmente conhecido por ser odiado, mas sei que há muitos que não gostam muito do primeiro livro da consagrada série A Torre Negra. No entanto, foi uma leitura que me agradou, embora eu consiga ver o porquê de não ter agradado alguns, e eu falo um pouco mais sobre isso na resenha que eu fiz do livro, aqui no blog.


3°: Um ship que você odeia R: Meggie e Farid - Coração de Tinta, de Cornelia Funke.


Até agora, li os dois primeiros livros da saga Mundo de Tinta, e os adorei (não posso dizer isso de muitos outros do gênero infanto-juvenil que já li). Porém, por algum motivo que nem eu sei explicar, o romance do jovem casal principal, Meggie e Farid, nunca me agradou de fato. Simplesmente não gosto dos dois juntos.


4°: Um gênero popular que você raramente procura ler R: Romance/Jovem-adulto.


Romance em geral, em qualquer mídia, não é um gênero que me agrada muito, e com certeza não teria paciência para um livro pertencente a ele. É um gênero, na esmagadora maioria das vezes, repletos de tropos e clichés dos quais eu simplesmente não gosto sequer de me aproximar.


5°: Um personagem popular que você não gosta R: Hercule Poirot.


Eu sei, eu sei, vocês já devem estar com os forcados na mão. Mas a verdade é que em ambos os livros que li, até então, com o personagem, eu simplesmente não fui capaz de gostar do detetive dono do icônico bigode. Ele foi criado, nitidamente, com o objetivo de ser o "detetive excêntrico e genial", que resolve os casos que ninguém mais seria capaz. Porém, sua excentricidade, para mim, o fez parecer apenas um idoso chato, pretensioso e às vezes inconveniente. Há muitos que o adoram, mas, infelizmente, ele não provocou qualquer simpatia em mim em nenhum momento.


6°: Um autor popular do qual você não consegue gostar R: Agatha Cristie.


SIM, EU SEI! Provavelmente, já tem alguém me chamando de herege, mas me deixe explicar meu ponto primeiro. Eu amo histórias de detetive, amo Sherlock Holmes e Auguste Dupin, amo narrativas de mistério. No entanto, em ambos os livros que li da autora, Encontro com a Morte e Os Trabalhos de Hércules, não achei que as investigações propriamente ditas foram bem trabalhadas. Algumas vezes, Poirot parecia um vidente, "adivinhando" coisas sem explicar sua descoberta e, em alguns dos contos de Os Trabalhos de Hércules, a investigação ficava completamente em segundo plano, não nos deixando acompanhar o detetive no desenrolar dos casos, que seria a parte preferida de qualquer bom leitor de romances policiais ou de mistério. Quem sabe um dia eu dê outra chance a Agatha.


7°: Um tropo popular que você está cansado de ver R: O tropo das crianças ou adolescentes que resolvem todo o conflito.


É, talvez, a principal razão que me mantém afastada de qualquer Jovem-Adulto ou Infanto-Juvenil. Não é de hoje que eu observo histórias como Harry Potter ou Percy Jackson, onde são sempre os adolescentes que salvam o dia, apesar de haverem muitos adultos muito mais poderosos ao seu redor. Esse é um tropo que, particularmente, me incomoda há muito tempo por me parecer muito irreal e ridículo. E sempre que a desculpa "é o seu destino fazer isso" é usada com relação ao protagonista, apenas me faz revirar os olhos.


8°: Um livro ou série popular que você não tem interesse em ler R: Harry Potter, de J.K. Rowling.


Acredito que eu já tenha dado vários motivos para isso nas perguntas acima. Assisti todos os filmes, mas nunca fui grande fã. Quando acabou, eu simplesmente segui em frente e não dei mais atenção. Por mais influente e importante que essa série tenha sido, lê-la não está entre meus planos de vida.


9°: Que adaptação pra série de TV ou filme você acha que é melhor que o livro? R: Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice.


Eu amo todos os livros das Crônicas Vampirescas que li até agora, e Anne Rice é uma das minhas maiores influências como autora. Quando li Entrevista com o Vampiro foi um marco para mim e eu o amo. Mas, particularmente, o filme de 1994 com Tom Cruise, Brad Pitt e tantos outros atores talentosos é uma dádiva. Tom Cruise entendeu a essência de Lestat como ninguém e, como um todo, o filme é minha versão preferida da história.


E então? O que acharam da novidade? Concordaram ou discordaram muito comigo? Vou adorar saber o que vocês têm a acrescentar a esse artigo, mas com educação, por favor! Se quiserem mais tags, não hesitem em pedir e dar sugestões!

bottom of page